Equipa de apoio ao discernimento


O caminho da maior integração dos divorciados recasados pode, em alguns casos, passar pelo acesso aos sacramentos, após um caminho de discernimento pessoal e pastoral, acompanhado por um sacerdote. Os divorciados que vivem numa nova união encontram-se em situações muito diferentes, que não devem ser catalogadas ou encerradas em afirmações demasiado rígidas, sem deixar espaço para um adequado discernimento pessoal e pastoral. O grau de responsabilidade não é igual em todos os casos, as “consequências ou efeitos duma norma não devem necessariamente ser sempre os mesmos” (AL 300).

A nota pastoral “Orientações para a pastoral familiar na diocese do Porto” refere que “Para ajudar os pastores na sua delicada missão de discernimento pessoal e pastoral, bem como aqueles que estão em processo de discernimento, será instituída uma equipa diocesana que ofereça um aconselhamento apropriado.” Esta Equipa de Apoio ao Discernimento é constituída por casais, sacerdotes e juristas, nomeada por provisão do Senhor Bispo, e pode ser contactada através do mail do Secretariado.

O documento “Para uma nova presença da Igreja na realidade familiar” constitui um guião de apoio às pessoas ou casais que pretendem fazer esse percurso de discernimento e aos pastores que as acompanham.
Esta equipa pode ser contactada através do e-mail ou telefone do SDPF.